quinta-feira, 24 de novembro de 2011

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Ester 2

Passadas estas coisas, e apaziguado já o furor do rei Assuero,
lembrou-se de Vasti, e do que fizera, e do que se tinha decretado a seu
respeito.

Então disseram os servos do rei, que lhe serviam: Busquem-se para o rei moças virgens e formosas.

E ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a
todas as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das
mulheres, aos cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e
dêem-se-lhes os seus enfeites.

E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti. E isto pareceu bem aos olhos do rei, e ele assim fez.

Havia então um homem judeu na fortaleza de Susã, cujo nome era
Mardoqueu, filho de Jair, filho de Simei, filho de Quis, homem
benjamita,

Que fora transportado de Jerusalém, com os cativos que foram levados com
Jeconias, rei de Judá, o qual transportara Nabucodonosor, rei de
babilônia.

Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha
pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai
e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha.

Sucedeu que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se
muitas moças na fortaleza de Susã, aos cuidados de Hegai, também levaram
Ester à casa do rei, sob a custódia de Hegai, guarda das mulheres.

E a moça pareceu formosa aos seus olhos, e alcançou graça perante ele;
por isso se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus quinhões,
como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez
passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres.

Ester, porém, não declarou o seu povo e a sua parentela, porque Mardoqueu lhe tinha ordenado que o não declarasse.

E passeava Mardoqueu cada dia diante do pátio da casa das mulheres, para
se informar de como Ester passava, e do que lhe sucederia.

E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora
feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se
cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e
seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das
mulheres),

Desta maneira, pois, vinha a moça ao rei; dava-se-lhe tudo quanto ela
desejava, para levar consigo da casa das mulheres à casa do rei;

Å tarde entrava, e pela manhã tornava à segunda casa das mulheres, sob
os cuidados de Saasgaz, camareiro do rei, guarda das concubinas; não
tornava mais ao rei, salvo se o rei a desejasse, e fosse chamada pelo
nome.

Chegando, pois, a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mardoqueu (que a
tomara por sua filha), para ir ao rei, coisa nenhuma pediu, senão o que
disse Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres; e alcançava Ester
graça aos olhos de todos quantos a viam.

Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.

E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante
ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa
real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.

Então o rei deu um grande banquete a todos os seus príncipes e aos seus
servos; era o banquete de Ester; e deu alívio às províncias, e fez
presentes segundo a generosidade do rei.

E reunindo-se segunda vez as virgens, Mardoqueu estava assentado à porta do rei.

Ester, porém, não declarava a sua parentela e o seu povo, como Mardoqueu
lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mardoqueu, como quando a
criara.

Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois camareiros
do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e
procuraram atentar contra o rei Assuero.

E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele fez saber à rainha Ester; e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu.

E inquiriu-se o negócio, e se descobriu, e ambos foram pendurados numa forca; e foi escrito nas
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Provérbios 12

O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.

O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará.

O homem não se estabelecerá pela impiedade, mas a raiz dos justos não será removida.

A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.

Os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano.

As palavras dos ímpios são ciladas para derramar sangue, mas a boca dos retos os livrará.

Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá.

Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, mas o perverso de coração estará em desprezo.

Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, do que o que se vangloria e tem falta de pão.

O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.

O que lavra a sua terra se fartará de pão; mas o que segue os ociosos é falto de juízo.

O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.

O ímpio se enlaça na transgressão dos lábios, mas o justo sairá da angústia.

Cada um se fartará do fruto da sua boca, e da obra das suas mãos o homem receberá a recompensa.

O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.

A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta.

O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.

Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.

O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento.

No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria.

Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de problemas.

Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite.

O homem prudente encobre o conhecimento, mas o coração dos tolos proclama a estultícia.

A mão dos diligentes dominará, mas os negligentes serão tributários.

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

O justo é mais excelente do que o seu próximo, mas o caminho dos ímpios faz errar.

O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem.

Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte.

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